Vai construir, reformar ou ampliar sua moradia ou estabelecimento?

Então cuide para que seu investimento seja realizado da melhor maneira possível. Contrate profissionais habilitados, devidamente registrados no CREA-SP e com atribuições profissionais, para elaborar de maneira precisa e adequada seus projetos.
Exija a comprovação do Registro do Profissional junto ao CREA-SP.
Em caso de dúvida, consulte-nos. A economia e a segurança de uma obra ou serviço estão no seu adequado planejamento e especificação técnica.
Se você não contatou um profissional habilitado, sua segurança, a dos vizinhos e da população de modo geral, podem estar em risco. Sem falar no seu dinheiro.

Conheça os projetos básicos:
Projeto Arquitetônico: É uma atividade criadora que representará seus sonhos em termos de moradia ou estabelecimento, através de um planejamento da obra, de forma a garantir que não haja desperdício na mesma, visando o melhor aproveitamento do terreno e adequação às suas necessidades.

Projeto Estrutural: Com base no projeto arquitetônico, que especificou o tipo de estrutura, procede-se a fundação, as vigas, lajes e os pilares (sejam de concreto, metálicos ou madeira), proporcionando segurança à obra. É necessário quando a edificação atinge mais de 70 m². Uma construção mal estruturada trará problemas sempre.

Projeto Elétrico e Telefônico: Cuidam das fiações e tubulações. Proporcionam um funcionamento seguro e econômico das instalações, através do aproveitamento racional de energia elétrica, com garantia de baixa manutenção e alta confiabilidade das mesmas, sem riscos de acidentes para os usuários. São indispensáveis em edificações com mais de 100 m².
Evite problemas com sobrecargas e riscos de acidentes nas instalações elétricas.

Projeto Hidro-sanitário: As edificações devem ser abastecidas pela rede pública de água e será necessário que seja projetada a tubulação que internamente fará a distribuição para banheiros, cozinhas, áreas de serviços, etc. O sistema de esgoto deverá ser devidamente dimensionado. São indispensáveis em edificações com mais de 100 m².
Evite problemas com vazamentos e odores indesejáveis.

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio:
Tem como objetivo a instalação de extintores e hidrantes, define o dimensionamento de reservatórios e iluminação de emergência, visando a segurança em edifícios, templos religiosos, teatros, casas de shows e estabelecimentos comerciais (shoppings, Hotéis, Hospitais, etc)
Dê prioridade a sua segurança, de sua família e da sociedade.

Conforme o porte e/ou a necessidade da obra poderão ser necessários projetos específicos e complementares tais como:
Projeto de Ar Condicionado
Projeto de Aquecimento Solar
Projeto de Isolamento Acústico
Projeto de Isolamento Térmico

Os 5 passos para aprovação
Após a elaboração dos projetos pelos profissionais competentes ocorre o processo de aprovação da construção. Este roteiro evitará problemas com a fiscalização e multas indesejáveis.
Você está com sua obra totalmente regularizada e não terá problemas com fiscalização.
1º passo: De posse dos projetos é necessários a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, obtida on line no site do CREA-SP. A ART, devidamente anotada e quitada, define legalmente o Responsável Técnico pelo empreendimento; é a sua garantia de que a obra ou serviços estão sendo realizados por profissionais registrados no CREA-SP.

2º passo: Consulte a Prefeitura Municipal para saber as informações básicas sobre o terreno onde irá construir, bem como toda a documentação necessária para você legalizar sua obra junto ao seu município.

3º passo: Obtenha a Caderneta de Obras

4º passo: Entre com a documentação e o projeto arquitetônico na Prefeitura Municipal solicitando a aprovação. Após alguns dias o projeto será aprovado e o alvará de construção liberado. Verifique a validade do alvará e o prazo para o início da obra.

5º passo: É necessário que se faça matrícula da obra junto ao INSS. Comunique o início da obra a Prefeitura Municipal.

6º passo: Após concluir a obra, solicite ao profissional contratado para sua execução, a baixa da ART junto ao CREA-SP e da construção à Prefeitura Municipal.
Providencie a quitação e a baixa de obra no INSS.
Solicite o habite-se na Prefeitura Municipal.


Net @ - sites para internet