Crea-SP simplifica procedimentos operacionais para emissão da certidão

AREA 203 23 de June, 2023

Crea-SP simplifica procedimentos operacionais para emissão da certidão

Certidão de Acervo Técnico - CAT

Como um registro das atividades técnicas desenvolvidas ao longo da carreira, a Certidão de Acervo Técnico (CAT) é essencial para os profissionais da área tecnológica. É através desse documento que os profissionais comprovam o seu histórico profissional e a propriedade intelectual de suas obras, certificando sua autoria em estudos, anteprojetos, projetos, esboços etc. Para otimizar a emissão da CAT, que reúne as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), atestando a capacidade do profissional, o Crea-SP simplificou alguns procedimentos operacionais exigidos durante a solicitação da certidão.

Agora, algumas etapas do sistema foram automatizadas, e outras exigências aos profissionais deixaram de ser solicitadas no processo, a fim de dar mais celeridade na confecção e emissão do documento. “Criamos um robô para automatizar as tarefas operacionais da plataforma, como selecionar telas, copiar e colar informações, reduzindo o tempo da equipe de atendimento que fazia isso manualmente”, conta o gerente de Atendimento e Experiência do Cliente do Crea-SP, Adm. Rodnei Santos Dourado.

Além da inovação, segundo o gerente, o Conselho também anulou alguns requisitos aos solicitantes. “Não é mais necessário que o profissional precise imprimir, assinar e enviar a versão digital da ART. Agora, são utilizados os dados que já estão logados no CreaNet para obter as informações do documento. E também não precisa mais de assinatura em atestado por um profissional como testemunha dos serviços, basta a do solicitante, assim como foi dispensado o despacho de um gestor para validar as informações fornecidas. Por fim, outra mudança importante, é que um atestado que já tenha sido objeto de um laudo na primeira CAT, e já fora analisado e confirmado que é verdadeiro, não precisa de nova conferência”, explica Rodnei.

Com a atualização dos procedimentos, o tempo de entrega da certidão aos profissionais será reduzido. De acordo com o gerente, as entregas dos documentos que antes demoravam entre 40 e 50 dias, agora, estão previstas para conclusão em até 30 dias ou menos. “Nosso objetivo é reduzir o tempo de entrega da CAT em até dez dias para o profissional”, afirma.

Além de garantir os direitos autorais das obras e projetos registrados pelos profissionais da área tecnológica, a certidão assegura também o direito de participação das empresas ou profissional como pessoa jurídica em processos licitatórios. Somente com o documento, é que os profissionais podem concorrer a contratos e ter oportunidades de prestar serviços a licitações que geralmente envolvem valores altos.

“Sabemos que a CAT impacta diretamente no desenvolvimento dos profissionais. Por isso, assim como esse processo, buscamos desburocratizar e inovar cada vez mais nossos serviços internos, para atender mais rápido as demandas da área tecnológica. Quanto mais agilizarmos nossas entregas, melhor será para o profissional e para o progresso dele no mercado de trabalho”, avalia o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese,

Para saber mais sobre como solicitar a CAT, acesse as informações no site.

Produzido pela CDI Comunicação

 

FONTE: https://www.creasp.org.br/noticias/cat-mais-facil-e-rapida/

  • Olá, seja bem-vindo!

    16:23:01

  • Gostaria de saber mais informações?

    16:23:01

  • Entre em contato via whatsapp

    16:23:01

1